O QUADRO FRAGATA ENCOURAÇADA INDEPENDÊNCIA DE EDUARDO DE MARTINO E O DEBATE POLÍTICO E MILITAR QUE OCORREU NA IMPRENSA CARIOCA EM 1877

Autores

  • Dda. Bárbara Tikami de Lima Unisinos Autor

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13856928

Palavras-chave:

Quadro, Política, Marinha, Militares

Resumo

Este estudo analisa a pintura a óleo "Fragata Encouraçada Independência", obra de Eduardo de Martino (1838-1912) um militar da Real Marinha do recém-criado Reino da Itália que deixou a carreira das armas para se dedicar às artes na América do Sul. A análise ultrapassa os aspectos formais da tela, abordando também seu contexto de criação e as circunstâncias envolventes. Além disso, considera o debate político e militar nos periódicos cariocas do século XIX, resultante da compra da embarcação que inspirou a imagem. Para tal análise, unimos elementos teóricos e metodológicos da História da Arte e da História Militar, integrando seus temas, fontes e abordagens. Essa abordagem nos permitiu aprofundar a biografia do artista e entender o contexto de produção da obra.

Biografia do Autor

  • Dda. Bárbara Tikami de Lima, Unisinos

    Licenciada em história pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Faculdade de Ciências e Letras de Assis (2009). Em 2014 concluiu o curso de Especialização em Ética Valores e Cidadania na Escola, pela Universidade de São Paulo (USP) no âmbito do programa UNIVESP - Universidade Virtual de São Paulo. Em 2019 finalizou o mestrado em história pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) onde atualmente curso seu doutorado. Possui experiência docente nas redes pública e particular de São Paulo e Roraima.

Downloads

Publicado

2024-09-29