O SALÁRIO QUE DE TÃO MÍNIMO, NÃO ALIMENTAVA NEM O TRABALHADOR

O CENÁRIO ALIMENTAR BRASILEIRO NO PRIMEIRO GOVERNO VARGAS (1934-1943)

Autores

Palavras-chave:

Alimentação, Governo Vargas, Salário mínimo

Resumo

Este artigo objetiva, a partir da perspectiva da História da Alimentação, analisar como se apresentava a situação alimentar da população brasileira, entre os anos de 1934 1945, e como a criação do salário mínimo, em maio de 1940, refletiu neste cenário. Utilizamos como fontes inquéritos alimentares, reportagens do periódico carioca “A Noite”, anuários estatísticos produzidos pelo IBGE, decretos lei e cartas constitucionais. Os resultados obtidos nesta pesquisa tratam de comprovar que durante o período analisado, todos os brasileiros se classificavam em algum nível de insegurança alimentar, fosse de má alimentação ou de subalimentação, neste caso, decorrente do baixo poder de compra da população mais pobre, quadro que não foi contornado após a criação da política de renda mínima.

Biografia do Autor

  • Mda. Priscila Érin Saval, Unisinos

    Bacharela em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente é mestranda e bolsista Capes no Programa de Pós Graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui interesse em temáticas que estejam voltadas ou dialoguem com o campo da História da Alimentação.

  • Ddo. Fábio Roberto Wilke, Unisinos

    Cursa o Doutorado em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da UNISINOS. Área de concentração: Estudos Históricos Latino-Americanos. Linha de Pesquisa: Poder, ideias e Instituições. Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria (2017). Área de concentração: História, Cultura e Poder. Linha de pesquisa Cultura, Migrações e Trabalho. Graduado em História Licenciatura Plena e Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2019). Possui interesse em temas ligados ao período do Brasil Republicano, de modo geral. Em específico, questões que se referem a Autoritarismos, Ditaduras, Estado, Política, Políticas de Saúde Pública e Classe Trabalhadora. Interessa-se, também, por questões que envolvem o ensino-aprendizagem de História e tecnologias.

Downloads

Publicado

2024-07-06