ACESSO À TERRA E PROCESSOS JUDICIAIS NO GOVERNO VARGUISTA DE 1930-45

REFLEXÕES E DIMENSÕES REGIONAIS

Autores

  • Dra. Ironita A. P. Machado UPF Autor

Palavras-chave:

Acesso à terra, Rio Grande do Sul, Governo Varguista, Ações cíveis

Resumo

A chamada Era Vargas é uma conjuntura histórica brasileira rica em transformações. Essa Era foi tema recorrente na historiografia brasileira de abordagem política e econômica na dimensão nacional, fruto de pesquisas realizadas em fontes primárias oficiais. No entanto, os estudos da história agrária e propriedade têm sido pouco focados e discutidos no recorte temporal de 1930 a 45. A proposta deste artigo é discutir sobre o acesso à terra durante o primeiro Governo Vargas no contexto regional norte do Rio Grande do Sul, como resultado parcial da pesquisa realizada em fontes judiciais e legais. Assim, as reflexões sob a dimensão regional viabilizam interpretações de algumas variáveis referentes à política desenvolvimentista nacional varguista através da “memória do judiciário”. O objetivo desta discussão pretende contribuir com o debate historiográfico sobre o tema, com metodologia de pesquisa histórica realizada a partir do uso de fontes judiciais de dimensão regional, onde se encontram processos que envolvem uma multiplicidade de sujeitos e de situações em torno da terra de significado diverso do que tradicionalmente se tem atribuído à questão no primeiro governo de Vargas.

Biografia do Autor

  • Dra. Ironita A. P. Machado, UPF

    Doutora em História, na área de História das Sociedades Ibéricas e Americanas, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestre em História Regional pelo Programa de Pós
    Graduação em História e graduada em História pela Universidade de Passo Fundo; professora do Curso de Licenciatura e do Programa de PósGraduação em História da Universidade de Passo Fundo.

Downloads

Publicado

2024-07-06