O CINEMA SOVIETICO DO STALINISMO TARDIO

RELEITURA DA HISTORIA COMO HISTORIA PRESENTE

Autores

  • Dr. Moisés Wagner Franciscon UFPR Autor
  • Dda. Gelise Cristine Ponce Martins UEM Autor

Palavras-chave:

Stalinismo tardio, Cinema, Anglo-americanos

Resumo

O presente artigo discute 15 filmes da época do stalinismo tardio (1945 1953), que visavam fomentar a união nacional, incutindo no público desconfiança e repúdio em relação aos ex aliados anglo
americanos. Ambientados em um passado distante ou recente, seus antagonistas eram atores que representavam ingleses e americanos, ou ainda, seus correlatos na retórica soviética. O passado era utilizado como uma ferramenta de reprodução inesgotável de condições de ameaça externa, alianças enganosas, guerra por procuração a mesma retórica apresentada nas películas sobre a vitória soviética na Segunda Guerra. Nosso objetivo consiste em analisar esta presentificação do passado, que delineava as visões e os usos da História, constituídas em manipulações factuais com fins políticos. Para tanto, valemo nos da sócio história cinematográfica de Marc Ferro, que permite apreender tais projeções e insinuações sobre o passado em mensagens latentes, diretamente ligadas às necessidades do Kremlin.

Biografia do Autor

  • Dr. Moisés Wagner Franciscon, UFPR

    Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (2003), com pós graduação em História e Sociedades pela UEM (2013) e doutorado em História e Poder pela UFPR (2019). Tem experiência na área de História.

  • Dda. Gelise Cristine Ponce Martins, UEM

    Doutoranda em História Política, pela Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2024-06-15

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo