REDE SOCIAL COMO FERRAMENTA PARA ALIMENTAR ACERVOS INSTITUCIONAIS

O CASO DO CENTRO DE HISTÓRIA & MEMÓRIA DA UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA (CEHVAP)

Autores

  • Dda. Maria Helena Alves da Silva UNIVAP Autor
  • Dra. Maria Aparecida Chaves Ribeiro Papali UNIVAP Autor
  • Dra. Valéria Regina Zanetti UNIVAP Autor
  • Dra. Ana Enedi Prince UNIVAP Autor

Palavras-chave:

Redes Sociais, Centros de Memória, Memória Institucional, História Pública, Netnografia

Resumo

Este estudo, de natureza descritiva, pautado em análise qualitativa e quantitativa por meio de relato de experiência no campo da netnografia, instrumento etnográfico que analisa as publicações de grupos sociais na internet, tem como objetivo apresentar a divulgação do acervo do Centro de História & Memória da Universidade do Vale do Paraíba (CEHVAP/Univap) na rede social facebook e o monitoramento da página, com suas métricas, desde o ano de 2017, quando a página foi criada. O CEHVAP tem como objetivo gerir a documentação histórica da Univap universidade comunitária sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos, no Vale do Paraíba Paulista e de sua mantenedora, a Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE) e tem reunido, ao longo dos anos, centenas de documentos históricos, entrevistas, vídeos e fotografias ligados à memória institucional. Busca se evidenciar a importância da rede social como forma não só de alimentar acervos de memória, como repensar o seu potencial educativo a partir da instituição da história pública, que visa aproximar a instituição universitária da comunidade. Pautado na metodologia da netnografia e na experiência do CEHVAP, conclui se que os meios digitais não só são meios que aproximam as instituições da comunidade, como esta se torna um dispositivo de retroalimentação do acervo institucional, ao estabelecer interação e disponibilização de suas memórias e lembranças relacionadas à instituição.

Biografia do Autor

  • Dda. Maria Helena Alves da Silva, UNIVAP

    Graduada em História, mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba, cursando doutorado na mesma área

  • Dra. Maria Aparecida Chaves Ribeiro Papali, UNIVAP

    Possui graduação em Historia pela Universidade do Vale do Paraíba, Mestrado em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e Doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor doutor da Universidade do Vale do Paraíba, atuando na Graduação ( Curso de História e Geografia) e na Pós Graduação, como docente permanente do Mestrado e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional, na Linha de Pesquisa "Sociedade, Espaço e Cultura". É coordenadora do Núcleo de Pesquisa "Pro Memória São José dos Campos" e do Laboratório de Pesquisa e Documentação Histórica/ IP&D/UNIVAP. 

  • Dra. Valéria Regina Zanetti, UNIVAP

    Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (1988), mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atualmente é professora dos cursos de licenciatura em História e Geografia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP).

  • Dra. Ana Enedi Prince, UNIVAP

    Pós doutora e doutora em história pela USP. Coordenadora do curso de História da Univap
    Universidade do Vale do Paraíba. Coordenadora do Pibid de História na Univap desde 2014. Coordenadora do Nupefe Núcleo de Pesquisas de Formação de educadores, no IP&D Instituto de Pesquisas da Univap, cujo foco é a produção de material didático de História.

Downloads

Publicado

2024-06-15