“MEU QUILOMBO, MINHA HISTÓRIA

COSMOPERCEPÇÕES QUILOMBOLAS E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL A PARTIR DE UM MUSEU

Autores

Palavras-chave:

Museu, Quilombo, Educação Patrimonial

Resumo

Partindo da premissa de que o museu é um local dedicado à preservação e exibição de objetos de interesse artístico, cultural, científico e histórico, o presente artigo aborda a relação entre patrimônio e educação, por meio da experiência de um espaço museal, denominado Meu quilombo, minha história e criado na comunidade quilombola Canta Galo, no município maranhense de Itapecuru-Mirim. Este museu foi pensado como um lugar de apropriação e preservação das referências culturais locais, relacionadas a criações e cosmopercepções dos moradores. Ao trazer elaborações sobre o modo de vida das pessoas, a experiência do museu contribui para discussões sobre Educação Patrimonial, sensibilizando para a maior valorização e preservação dos patrimônios locais, e contribuindo para fortalecer os signos que se conectam com a identidade e o pertencimento desses sujeitos.

Biografia do Autor

  • Dda. Reinilda de Oliveira Santos, UEMA

    Doutoranda em História pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Bolsista de Doutorado (UEMA). Mestre e licenciada em História pela UEMA. Pós-graduada em Gestão Escolar pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL), em Docência e Gestão na Educação a Distância e em Educação Inclusiva pela Faculdade Focus.

  • Dr. Viviane de Oliveira Barbosa, UFMA

    Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente do Curso de História (UEMA) e da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (UFMA). Professora do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST/UEMA) e do PROFHISTÓRIA (UFMA).

Downloads

Publicado

2024-06-13