DEUSAS E MONSTRAS HOMÉRICAS
OLHARES SOBRE A ARTE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10583704Palavras-chave:
Obras pictóricas, Gênero, Homero, HistóriaResumo
O presente artigo tem por finalidade refletir sobre a forma como as personagens femininas que não pertencem ao âmbito humano são representadas em obras pictóricas, referindo quais elementos de gênero são mobilizados ao referir tais figuras míticas. As personagens selecionadas, sejam ninfas, sejam monstras, possuem um papel fundamental para a obtenção da glória do herói Odisseu, ardiloso combatente da Guerra de Troia que foi amaldiçoado por Poseidon e encontra uma série de obstáculos que retardam seu regresso ao lar. Estas personagens não humanas desempenham uma função importante na epopeia de Homero, seja auxiliando e protegendo Odisseu, seja o desafiando em sua jornada, compondo seu kleos e tornando seu nome cantado ao longo do tempo. Os temas referentes à Odisseia foram objeto de interesse de diferentes artistas ao longo do tempo e revelam uma determinada perspectiva sobre o feminino; assim sendo, foram selecionadas algumas obras de arte para serem analisadas ao longo deste artigo: Circe oferece a taça para Ulisses (1891), A Ilha de Calypso (1897), Odisseu em frente a Cila e Caribdis (entre 1794 e 1796) e As Sereias e Ulisses (1825). A observação das imagens refere uma perspectiva sobre o feminino que se situa entre a beleza e sedução do corpo feminino e o perigo que representa ceder ao apelo feminino, que cerceia e devora, podendo levar o herói a perder sua identidade e até a vida. Deste modo, o capítulo se estrutura da seguinte forma: introdução ao tema e debate de questões de gênero, apresentação da obra homérica e das personagens, análise das fontes e apresentação de resultados e, por fim, considerações finais e referências.