ALIMENTAÇÃO E SAÚDE NO RIO GRANDE DO SUL A PARTIR DE NARRATIVAS DE VIAJANTES EUROPEUS OITOCENTISTAS

Autores

  • Dr. Everton Luiz Simon UNISC Autor
  • Dra. Eliane Cristina Deckmann Fleck Unisinos Autor

Palavras-chave:

Viajantes europeus, Rio Grande do Sul, Saúde, Alimentação

Resumo

Este texto busca identificar e analisar as relações entre saúde e alimentação no Rio Grande do Sul oitocentista, a partir das narrativas de quatro viajantes europeus, dois franceses e dois alemães, a saber, Nicolau Dreys, Auguste de Saint-Hilaire, Carl Seidler e Robert Avé-Lallemant, que percorreram diferentes regiões desta província, no período que se estende de 1817 a 1858.  Buscamos identificar os pressupostos médicos nos quais os viajantes se basearam para considerar determinada região (in)salubre, bem como quais os alimentos e/ou práticas alimentares que estavam, segundo eles, associadas a certas doenças ou, então, a práticas de cura. As narrativas analisadas foram a obra Viagem ao Rio Grande do Sul, e Saint-Hilaire (1999); Notícia descritiva da Província do Rio Grande de São Pedro do Sul, de Dreys (1990); Dez anos no Brasil, Seidler (1980), e Viagem pela província do Rio Grande do Sul, Avé-Lallemant (1980). Para analisá-las, recorrermos à metodologia da Análise Textual Discursiva - ATD[1], proposta por Moraes & Galiazzi (2016), que propõem, a partir de leituras detalhadas do corpus textual, a fragmentação dos elementos relacionados com o objeto de estudo, para, na sequência, proceder à reconstrução dos fragmentos textuais, estabelecendo as relações com base em critérios de semelhança e diferença. A análise dos relatos produzidos por estes viajantes revelou a ocorrência de uma série de doenças que acometiam a população sul-rio-grandense, assim como a relação estabelecida entre enfermidade e consumo alimentar. O texto está organizado em dois tópicos, sendo que, no primeiro, apresentamos os viajantes que percorreram o Rio Grande do Sul durante o período analisado e as obras que resultaram destas viagens, e, no segundo, compartilhamos a análise das diferentes visões que estes europeus tiveram sobre as doenças e as práticas alimentares dos habitantes desta Província no século XIX.

Biografia do Autor

  • Dr. Everton Luiz Simon, UNISC

    Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, Professor e coordenador do curso de Gastronomia da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. 

  • Dra. Eliane Cristina Deckmann Fleck, Unisinos

    Doutora em História pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. 

Downloads

Publicado

2024-09-22