AS CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA DE IDENTIFICAÇÃO ARQUIVÍSTICA PARA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO HISTÓRICO DO NÚCLEO DE MEMÓRIA HAYDEE GUANAIS DOURADO DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Autores

  • Kalinka Brant da Silva UFBa Autor
  • Dr. Gillian Queiroga UFBa Autor

Palavras-chave:

Identificação arquivística, Análise tipológica, Coleção textual

Resumo

Este artigo possui como objetivo apresentar as contribuições da metodologia de identificação arquivística para o processo de construção de um histórico das iniciativas de criação do Núcleo de Memória Haydée Guanais Dourado da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (NUMEE). Este acervo formado em meados da década de 1990 é composto por documentos doados por docentes, ex-estudantes e documentos recolhidos no arquivo da Escola de Enfermagem quando o Núcleo de Memória começou a ser estruturado. Quando ocorreu a primeira mostra do Memorial, nas comemorações do cinquentenário da escola, em 1995, a então diretora da escola, Neuza Dias de Andrade Azevedo,  escreveu um texto intitulado “Memória é coisa para se guardar”. Foi com este sentimento e disposição que juntamente com o departamento de Museologia da Escola de Filosofia e Ciências humanas da UFBA que o Memorial iniciou suas atividades de pesquisa, inventário e catalogação do seu acervo. Em 2016, durante Projeto de Extensão “Sistema de documentação museológica: gestão de acervos”, ”ao realizarmos o diagnóstico da coleção verificou-se, também, a necessidade de tratamento arquivístico. A identificação arquivística fundada na análise diplomática e tipológica mostrou-se uma metodologia adequada para contribuir na identificação da coleção. Com base na identificação dos documentos foi possível desenvolver um instrumento de pesquisa que permitiu construir um histórico das ações empreendidas pela Escola na criação do Núcleo de Memória. A pesquisa, de natureza aplicada e exploratória, amparada pelas fontes bibliográfica e documental, espera contribuir para a reflexão de métodos que possibilitem contribuir para identificação e descrição de coleções textuais, para a cientificidade da arquivologia e para o desenvolvimento das funções arquivísticas.

Biografia do Autor

  • Kalinka Brant da Silva, UFBa

    Graduação em História pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Atualmente é graduanda do curso de Arquivologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desenvolve pesquisa no Núcleo de Memória da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia.

  • Dr. Gillian Queiroga, UFBa

    Doutor em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento - DMMDC/UFBA. Possui Bacharelado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Pós-graduação no MBA em Gestão da Informação da Universidade Salvador (UNIFACS) e Mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto de Ciência da Informação da UFBA. Atualmente é Professor Adjunto da UFBA e Chefe do Departamento de Fundamentos e Processos Informacionais (DFPI) do Instituto de Ciência da Informação da UFBA.

Downloads

Publicado

2024-09-22