GÊNERO E SOCIEDADE

PROBLEMATIZAÇÕES A PARTIR DAS OBRA “A CIDADE DAS DAMAS”(1404-1405) e “O LIVRO DO CORPO POLÍTICO”(1404-1407), DE CHRISTINE DE PIZAN

Autores

  • Dda. Ana Luisa Pisani USP Autor

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8311683

Palavras-chave:

Christine de Pizan, Gênero, Corpo Político

Resumo

Christine de Pizan (c. 1364- c. 1430) poeta e filósofa franco-italiana representa a luta e a conquista por uma escrita feminina no medievo, destacadamente por sua obra mais conhecida “A Cidade das Damas” (1404-1405), em que ressignifica o lugar das mulheres perante a História. Entretanto, além deste icônico livro, Christine se dedicou a escritos de caráter explicitamente político, a exemplo da obra “O Livro do Corpo Político” (1404-1407), o qual partindo da metáfora do corpo humano, reflete sobre as atribuições e o lugar de cada grupo na sociedade, problematizando as atitudes dos membros deste corpo através das condutas que analisa. É importante ressaltar, que os ideais de feminino se modificam ao longo do tempo e do lugar histórico, porém, tem sido recorrente a predominância nos trabalhos historiográficos do masculino que se sobrepõe ao feminino nas narrativas, proporcionando a perpetuação de estereótipos negativos quanto ao espaço das mulheres na História. Neste âmbito, objetiva-se refletir as interpretações de Christine perante o seu contexto, através da categoria gênero, observando as dimensões quanto a sua proposta discursiva de defesa das mulheres ante os diversos espaços sociais.

Biografia do Autor

  • Dda. Ana Luisa Pisani, USP

    Licenciada em História pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Especialista em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Mestra em História também pela PUC-SP. Atualmente é doutoranda em História Social na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e Professora de História efetiva do município de São Paulo.

Downloads

Publicado

2024-06-01