ENTRE DESCRIÇÕES E PRESCRIÇÕES

A REVISTA DO ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL COMO FONTE PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Revista do Ensino/RS, Imprensa Pedagógica, Ensino de Ciências

Resumo

A Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (RE/RS) foi um periódico de grande relevância na história da educação brasileira em sua época de distribuição, considerada um dos meios mais importantes de disseminação de discursos sobre educação e ensino. Dividida em três fases de circulação (1939 1942, 1951 1978 e 1989 1992), apresentava em seu conteúdo vasto material com sugestões de práticas para serem desenvolvidas em sala de aula, servindo como guia e suporte para muitos professores do magistério. Neste artigo, objetiva se analisar teses e dissertações que utilizam a RE/RS como fonte de pesquisa, assim como, verificar se o Ensino de Ciências é foco de estudo nessas publicações. Metodologicamente, caracteriza se como qualitativa quanto a natureza e bibliográfica no que se refere aos procedimentos. Os dados empíricos foram obtidos, no mês de junho de 2020, em sete portais de busca, sendo selecionados artigos, dissertações e teses relacionadas a RE/RS. Na segunda etapa, foram visitadas as seções das teses e dissertações que fundamentaram teoricamente o periódico, com a intenção de investigar os objetivos da revista, métodos de distribuição, estrutura (conteúdo e seções), referenciais teóricos que a fundamentam, dentre outras características. Encontraram-se 27 publicações, oriundas em maioria (26) de universidades do Rio Grande do Sul. Unanimemente classificadas na grande área do conhecimento de Ciências Humanas, nenhuma tese ou dissertação abordava o Ensino de Ciências, sendo essa área do conhecimento detectada em apenas um artigo. Os principais autores encontrados para fundamentação do periódico foram Bastos (2005), Fischer (1999) e Weschenfelder (2003), referências sobre a temática. Por fim, concluiu se que o Ensino de Ciências é um campo fértil a ser explorado na revista devido ao vasto material para análise.

Biografia do Autor

  • Me. Vitor Garcia Stoll, Unipampa

    Licenciado em Ciências da Natureza (UNIPAMPA, 2017). Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química (ÚNICA, 2020). Mestrando em Ensino, pela UNIPAMPA - Campus Bagé. Professor de Ciências na Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental Anna Riet Pinto. Membro do Grupo de Estudos em Educação, História e Narrativa (GEEHN).

  • Dr. Alessandro Carvalho Bica, Unipampa

    Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas e Licenciado em História pela Universidade Federal de Pelotas; Presidente da Associação Sul Rio Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE) ? Gestão 2019 2021; Professor da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) na área de Educação; Coordenador do Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino (PPGMAE/UNIPAMPA/Bagé) e Docente Permanente no Mestrado Profissional em Educação (PPGE/UNIPAMPA/Jaguarão). Líder do Grupo de Estudos em Educação, História e Narrativas (GEEHN/UNIPAMPA).

  • Dra. Cadidja Coutinho, UFSM

    Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura)/UFSM. Doutorado e Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/ UFSM. Especialização em TIC aplicadas à Educação/UFSM e em Educação Ambiental/UFSM. Prof. Adjunta na UNIPAMPA Campus Dom Pedrito. Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC)/UNIPAMPA Campus Bagé. Pós doutoranda pelo PPG em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN). Líder do Grupo Colaborativo de Estudo e Pesquisa: FLEXILHAS. Membro do Grupo de Pesquisa CoEducar: Aprender em ação, Metodologias de Ensino e Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2024-09-08

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo