EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E EXCLUSÃO EM PRETO E BRANCO

UMA ANÁLISE SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE ESTUDANTES ATRAVÉS DE BANCOS DE IMAGENS DIGITAI

Autores

Palavras-chave:

Algoritmos, Educação, Banco de imagens, Racismo

Resumo

Com o objetivo de contribuir com as discussões a respeito da inclusão racial, do ponto de vista cultural, e da representatividade social de pessoas de todas as cores/raças/etnias, especialmente no contexto da educação, bem como a respeito das possíveis influências dos algoritmos de mecanismos de busca nas questões de discriminação e racismo, o presente artigo consiste em uma análise exploratória dos principais resultados exibidos por três bancos de imagens digitais em buscas pelo termo “estudante”. O estudo de quase 800 imagens demonstra, entre outras constatações, que a maioria das fotos e ilustrações exibidas para o termo pesquisado apresenta, exclusivamente, pessoas brancas, enquanto pessoas negras aparecem em apenas uma pequena parcela dos resultados. Desta forma, se por um lado as imagens parecem ser um retrato verídico da exclusão de negros que ainda perdura no Brasil e no mundo, por outro, contribui para reforçar a ideia de branquitude como norma e a presença do negro em espaços considerados mais privilegiados como excepcionalidade. 

Biografia do Autor

  • Dda. Bianca Zanella Ribeiro, UCPel

    Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Tocantins, graduada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas

  • Dr. Cleo Zanella Billa, FURG

    Professor Adjunto do Centro de Ciência Computacionais da Universidade Federal do Rio Grande. Tem graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande e Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas.

  • Dda. Helena Zanella Prates, UCPel

    Cineasta, doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie, mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Mackenzie SP, especialista em Jornalismo Cultural pela PUC/SP e graduada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas.

Downloads

Publicado

2024-09-08