SHIMON ATTIE E A SÉRIE “THE WRITING ON THE WALL”

CONTRAMONUMENTO E REGIME DE HISTORICIDADE

Autores

Palavras-chave:

Monumento, Contramonumento, Regime de Historicidade.

Resumo

O presente trabalho objetiva refletir sobre a série fotográfica “The Writing on the wall” (A escrita no muro) a partir do conceito regime de historicidade, de François Hartog, para entender os diferentes sentidos e significados atribuídos aos monumentos e aos contramonumentos. Para isso, é tecida uma análise das definições conceituais de monumento, especialmente a partir do século XIX, até a emergência do contramonumento como um novo meio de rememoração em espaço público, levando em consideração as relações com a memória, a percepção, a consciência e ordenamento do tempo.

Biografia do Autor

  • Dr. Eduardo Roberto Jordão Knack, UFCG

    Professor Adjunto na Unidade Acadêmica de História da Universidade Federal de Campina Grande.

  • Dra. Maria Letícia Mazzucchi Ferreira, UFPel

    Professora do Programa de Pós Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2024-09-08