OS “INDIOS MOLHADOS” DE NAIR BENEDICTO

FOTOGRAFIA DOCUMENTAL, HISTORICIDADE VISUAL E LUTAS INDIGENAS

Autores

Palavras-chave:

Nair Benedicto, Fotografia Documental, Indígenas no Brasil, Ditadura Militar

Resumo

O presente artigo pretende realizar uma análise do ensaio “Índios Molhados”, produzido por Nair Benedicto após parte de seu acervo molhar em uma enchente na sua casa. Benedicto nasceu em 05 de janeiro de 1940 na cidade de São Paulo-SP, e estas fotos, produzidas em 1985 na região norte do Brasil com a temática indígena, foram ressignificadas após o acidente, que alterou suas tonalidades e visualidade. Tais fotografias podem ser contextualizadas em um momento de transformações sociais no Brasil, além de uma historicidade própria das imagens fotográficas produzidas sobre os povos indígenas no Brasil. Desenvolveremos uma análise acerca da visualidade de Nair Benedicto neste ensaio a partir das mudanças fotográficas dos povos indígenas ao longo dos anos 1970 e 1980, contemplando tanto a trajetória da fotógrafa quanto os usos das fontes ao longo do tempo.

Biografia do Autor

  • Ddo. Caio de Carvalho Proença, PUCRS

    Professor Efetivo de História pelo Poder Executivo do Rio Grande do Sul, Doutorando em História, Cultura e Etnicidade pelo PPGH PUCRS (CAPES) e Mestre em História pela PUCRS. Licenciado e Bacharel em História pela PUCRS com participação na Universidade de Manchester (ING) e Universidade Nacional de Córdoba (ARG). Especialista em Gestão Escolar, Supervisão Escolar, Coordenação Pedagógica. Fotógrafo profissional. Ganhador do prêmio Pesquisa Destaque pela ANPUH.

Downloads

Publicado

2024-09-08