O DOCUMENTARISMO SOCIAL COMO ESTETICA E POLITICA NA ARTE DA DECADA DE 1930

OS RETRATOS DA GRANDE DEPRESSÃO NOS EUA NAS FOTOGRAFIAS DO FARM SECURITY ADMINISTRATION

Autores

Palavras-chave:

Grande Depressão, Fotografias, Estética

Resumo

O objetivo deste artigo é de contextualizar as produções culturais como loci de representação de gênero e de questões políticas durante a década de 1930 nos EUA, pensando as igualmente como instrumento de diálogo com a sociedade e com um verdadeiro campo cultural de mídias de massa no começo do século XX. Para tanto, foi escolhida uma série fotográfica de Dorothea Lange que, ao ser analisada, auxilia a reflexão sobre variadas questões de ordem social, política, econômica e de gênero desta época. O artigo está dividido em quatro partes, mais a conclusão. Após uma introdução de caráter teórico, iniciamos situando com mais atenção o campo cultural e artístico dos Estados Unidos durante a Grande Depressão. Em seguida, a partir das produções e de ensaios produzidos por artistas e intelectuais ligados a agências estatais, vemos como a estética documental teve uma permeabilidade social muito ampla e significativa, com diversos usos políticos no passado e no presente. Analisamos na sequência mais especificamente os retratos de Dorothea Lange para pensar questões políticas e de gênero. Por fim, concluímos como o diálogo das produções culturais com o seu tempo, bem como os usos que delas são feitos em outros momentos, são exemplos de que os conteúdos e discursos que tais obras instrumentalizam são potenciais críticos da ordem, de verdades e de naturalizações de um meio social; apontando também para a importância de acervos imagéticos online e de livre acesso como a Library of Congress como ferramentas de pesquisa e reflexão contemporâneas.

Biografia do Autor

  • Dda. Flávia da Rosa Melo, UFPR

    Doutoranda em História pela UFPR. Possui graduação em História Licenciatura e Bacharelado (2014) pela UFPR. Mestrado em História pelo PPGHIS UFPR (2017) com pesquisa na área dos Estudos de Gênero, História Contemporânea e História Cultural. No doutorado segue com esta abordagem e filiação teórico crítica para pensar as matizações de gênero presentes nas narrativas dos e das pacientes de um hospital psiquiátrico, através do estudo dos prontuários médicos do Hospital Nossa Senhora da Luz, em Curitiba Paraná (século XX). Acadêmica da Escola de Direito da PUC PR.

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Publicado

2024-09-08