RECIFE

CIDADE E CINEMA (1923-1931)

Autores

Palavras-chave:

Cinema, Modernização, Recife

Resumo

Apesar de as cidades aparecerem com muita frequência nos filmes, os estudos que associam cidade e cinema, além de não serem numerosos no nosso campo, são pouco utilizados como fontes para a história da cidade, do urbanismo e da arquitetura. Adotando o cinema como fonte para a história urbana, este estudo buscou analisar como a cidade do Recife fora representada nos filmes do Ciclo do Recife, produção local cinematográfica realizada entre 1923 e 1931. Esse foi um período muito profícuo para a produção de filmes de enredo e de documentários locais, alguns deles alinhados com os interesses da gestão pública, com o intuito de exibir a imagem moderna da cidade e a modernização e, assim, destacar se como estado líder do Norte. Nesse período, encontramos uma cidade em um amplo processo de modernização e de transformação urbana, com a expansão para novas áreas suburbanas e implantação de infraestruturas e novas avenidas, fatos celebrados por tais filmes. A confrontação, entre as fontes históricas disponíveis e os diferentes ângulos e tomadas adotados pelos cineastas, permitiu um olhar mais rico sobre as transformações em curso na cidade do Recife nesses anos.

Biografia do Autor

  • Kate Vivianne Alcântara Saraiva, UFPE

    Arquiteta e Urbanista (UFPE, 2002), Mestra em Desenvolvimento Urbano (UFPE, 2017). Arquiteta na Diretoria de Licenciamento e Urbanismo da Prefeitura do Recife e Professora na Faculdade de Olinda. Também desenvolve pesquisas sobre cinemas de rua, relações entre filmes e história urbana e realiza projetos na área cultural. É autora do livro 'Cinemas do Recife' (Funcultura, 2013).

  • Dr. Fernando Diniz Moreira, UFPE

    Arquiteto (UFPE, 1989) e Historiador (UNICAP, 1991), Ph.D. em Arquitetura pela University of Pennsylvania (2004), Professor Associado do PPG em Desenvolvimento Urbano e do Dpto. de Arquitetura e Urbanismo da UFPE.

Downloads

Publicado

2024-09-08