A PINTURA DE MARINHA E OS ASPECTOS NOTURNOS NAS OBRAS DE EDUARDO DE MARTINO

UM ESTUDO DE CASO SOBRE A TELA UMA NOITE DE LUAR EM MONTEVIDEU

Autores

Palavras-chave:

Pintura histórica, Eduardo de Martino, Uma noite de luar em Montevidéu

Resumo

Este texto tem como objeto e principal fonte a pintura em óleo sobre tela Uma noite de luar em Montevidéu, produzida por Eduardo de Martino (1838 1912). Analisa esta obra de arte cotejando a com diferentes tipos de fontes históricas ao mesmo tempo em que a considera um testemunho do passado dotado de particularidades que não devem ser ignoradas. Para tanto, além dos aspectos formais da efígie, também, debruça se sobre a trajetória do indivíduo que a criou, um oficial da Marinha de Guerra, da atual Itália, que chegou à América do Sul no contexto da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864 1870) e renunciou à carreira militar para se dedicar à atividade artística. Examina se a gênese e circulação do quadro posto que a imagem participa da construção de múltiplos significados, conforme reverbera ao longo do tempo.

Biografia do Autor

  • Dda. Bárbara Tikami de Lima, Unisinos

    Graduada em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), especialista em Ética Valores e Cidadania Na Escola pela Universidade de São Paulo (USP), mestra em história pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e doutoranda em história pela mesma universidade.

  • Me. Raphael Braga de Oliveira, UFF

    Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em História pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2024-09-08