O "MILAGRE DA UNIÃO SAGRADA”

A ALIANÇA ENTRE PARTIDO LIBERTADOR E PARTIDO REPUBLICANO RIO GRANDENSE NO CONTEXTO DA ALIANÇA LIBERAL E DA REVOLTA DE 1930

Autores

Palavras-chave:

Partido Libertador, Frente Única, Getúlio Vargas, Revolta de 1930

Resumo

O artigo analisa os bastidores da formação da Frente Única entre os partidos adversários no Rio Grande do Sul na década de 1920: o Partido Libertador e o Partido Republicano Rio Grandense. A aliança foi formada com o objetivo de dar suporte a candidatura de Getúlio Vargas à presidência da República nas eleições de 1929 e, posteriormente, também atuou na organização do movimento de 1930 e nos primeiros anos de governo provisório. A partir da análise de jornais da época, acervos pessoais das elites políticas, memórias e biografias de contemporâneos, pretende se problematizar quais motivações e acordos foram acionados pelas principais lideranças partidárias para construir esta união, tendo em vista que aproximação foi tratada como algo “impossível de se concretizar”, um “milagre”.

Biografia do Autor

  • Dr. Rodrigo Dal Forno, IFSul

    Professor substituto no Instituto Federal Sul rio grandense, Campus Venâncio Aires. Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possuí interesse e experiência de pesquisa nas áreas de História Social da Política, História do Brasil Republicano, História do Rio Grande do Sul, imagem e poder, elites e partidos políticos. Temas em torno dos quais publicou artigos e capítulos de livros.

Downloads

Publicado

2024-07-06