LabConeSul - História da Elites LabConeSul - História da Elites LabConeSul - História da Elites LabConeSul - História da Elites LabConeSul - História da Elites LabConeSul - História da Elites LabConeSul - História da Elites LabConeSul - História da Elites

Elites Estatais no Sul do Brasil: prosopografia e história social da alta administração pública republicana no Rio Grande do Sul (1889-1945)

Descrição: O estudo, a iniciar em 2012, buscará conhecer as características sociais de um determinado setor das elites regionais - aquele composto pelos altos funcionários (membros do primeiro escalão - e seus assessores diretos –, titulares das secretarias, diretores de empresas ou agências públicas, responsáveis das comissões especiais de governo) do Estado. Mais especificamente, intenciona-se saber - a partir de dados como profissão, vínculo político-partidário, origem familiar, escolaridade, laços matrimoniais, entre outros -, qual é a composição social dominante neste determinado setor e elucidar os vínculos e comprometimentos que se originam desta composição social. O esforço será mostrar como o perfil social destes altos funcionários pode nos ajudar a compreender os motivos de seu recrutamento, sua possibilidade de uma eventual reconversão em outros setores (a política regional e nacional, por exemplo, a alta administração federal ou ainda a transição tardia para o setor privado), as razões de seus eventuais sucessos (a permanência e promoção nos cargos) ou de seus fracassos (com a destituição dos altos cargos).


Assim, o objetivo principal da pesquisa é produzir um perfil social, cultural e político destes altos funcionários. Ela deverá servir de "balão de ensaio" para futuras investigações sobre o meio adminsitrativo – e político - regional que utilizem o método prosopográfico. A longo prazo, e bem exploradas as potencialidades da pesquisa em história política e história social das elites rio-grandenses, o trabalho se constitui no ponto de partida de um empreendimento maior, a produção - a exemplo do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro, editado pela Fundação Getúlio Vargas, e de seu equivalente para o Estado de Minas Gerais - de um Dicionário Histórico-Biográfico das Elites Rio-grandenses.


Coordenação: Flavio M. Heinz (PUCRS)

var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-27329108-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();