LabConeSul - História da Elites LabConeSul - História da Elites LabConeSul - História da Elites LabConeSul - História da Elites LabConeSul - História da Elites LabConeSul - História da Elites LabConeSul - História da Elites LabConeSul - História da Elites

Chamada para bolsas de Iniciação Cientifica

O prof. Flavio M. Heinz decidiu ampliar a seleção de candidatos da PUCRS (cursando graduação de História ou Ciências Sociais) a bolsa de Iniciação Científica para início em agosto. Segue o convite:

 "Meus caros, na condição de coordenador do grupo de pesquisa Laboratório de História Comparada do Cone Sul, gostaria de convidar interessados a apresentar candidatura a bolsa de IC em uma de nossas pesquisas.

 O LabConeSul é composto por mim, por mestrandos e doutorandos que são meus orientandos (e também por ex-orientandos) na PUCRS e, ainda, por professores-pesquisadores de história, ciência política e sociologia de universidades como a Unisinos e as federais do Paraná e Sergipe. Somos uma equipe de pesquisa que valoriza realmente o trabalho coletivo, e nossas principais exigências de inclusão no grupo são dedicação intelectual e comprometimento nas tarefas. Nossa agenda de pesquisa é ampla, mas orienta-se, principalmente, para uma história social das profissões (engenheiros, médicos, advogados, políticos), das burocracias públicas e privadas e da expertise técnica e científica. 

 Atualmente, estamos executando um projeto (previsão de conclusão em novembro deste ano) sobre a administração pública e a política do RS, de 1889 a 1945, projeto que deverá gerar como um dos seus resultados, a médio prazo, um dicionário histórico-biográfico do período, a exemplo do famoso dicionário publicado pelo CPDOC/FGV (e para o desdobramento desta pesquisa que necessitaremos de um bolsista IC em seguida). Também, estamos preparando um novo projeto sobre o perfil da elite tecnocientífica do governo brasileiro nas áreas nuclear, de informática e de telecomunicações, durante o Regime Militar.

 Metodologicamente,  nossas pesquisas privilegiam a organização de perfis coletivos (prosopografia) de grupos dirigentes e profissões, e buscam, na medida do possível, dar destaque a uma perspectiva de história comparada. Pela natureza de nossa pesquisa, trabalhamos com a formação de bancos de dados e utiizamos muitos recursos informacionais. Além da parceria já antiga e produtiva com as citadas universidades brasileiras, temos contatos de trabalho com centros de pesquisa e pesquisadores estrangeiros da Argentina, Alemanha, França e Inglaterra. 

 Quem estiver interessado, mande e-mail até a próxima terça-feira, 4/6, para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. "> O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. manifestando interesse, relatando brevemente percurso acadêmico e eventual experiência em pesquisa, e anexando histórico escolar atualizado".

var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-27329108-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();